Vou contar-vos uma coisa que me sucedeu ontem: é um dos episódios mais interessantes de
minha vida de escritor. Aposto que nunca vistes escrever sem tinta!
Pois lede estas primeiras páginas, compreendereis como aquele milagre é possível no
século atual, no século do progresso.
Eis o caso.
Foi ontem, por volta das dez horas. Estava em casa de um amigo, e aí mesmo dispunha-me a
escrever a minha revista.
Sentei-me à mesa, e, com todo o desplante de um homem, que não sabe o que tem a dizer,
ia dar começo ao meu folhetim, quando...
Talvez não acrediteis.
Tomei a pena e levei-a ao tinteiro; mas ela estremeceu toda, coitadinha, e saiu intacta e
pura. Não trazia nem uma niilidade de tinta. Fiz nova experiência, e foi debalde.
O caso tornava-se grave, e já ia saindo do meu sério, quando a pena deu um passo, creio
que temperou a garganta, e pediu a palavra.
Estava perdido!
Tinha uma pena oradora, tinha discussões parlamentares, discursos de cinco e seis horas.
Que elementos para não trabalhar!
Nada; era preciso por um termo a semelhante abuso, e tomar uma resolução pronta e
imediata.
Comecei por bater o pé, e passar uma repreensão severa nos meus dois empregados, que
assim se esqueciam dos seus deveres.
O meio era bom, e sortiu o desejado efeito como sempre.
Entramos em explicações; e no fim de contas soube a causa dessa dissidência.
A pena se tinha declarado em oposição aberta; o tinteiro era ministerial quand même.
E ambos tão decididos nas suas opiniões, que não havia meio de fazê-los voltar atrás.
Era impossível, pois, evitar uma discussão; resignei-me a ouvir os prós e os contras
deste meu pequeno parlamento.
A pena do meu amigo fez um discurso muito desconchavado, a falar a verdade. Por mais que
lho tenha dito, não quer acreditar que a oratória não é o seu forte; tirando-a da mesa
e do papel não vale nada.
Enquanto, porém, ela falava, o tinteiro voltava-lhe as costas de uma maneira desdenhosa,
o que não achei bonito. Estive quase chamando-o à ordem; mas não me animei.
Chegou finalmente a vez de falar ele, e defendeu-se dizendo que todas as penas
faziam oposição aos tinteiros logo que estes lhes recusavam o elemento para
trabalhar, e não lhes davam a tinta necessária para escrever, sem a qual ficavam
a seco.
C'est trop fort! gritou a pena do meu amigo, que gosta de falar em francês.
Quebro os meus bicos antes do que receber uma só gota de tinta em semelhante tinteiro.
E, se o disse, melhor o fez. Não houve forças que a fizessem molhar os bicos no tinteiro
e escrever uma só palavra com aquela tinta.
Atirei-a de lado, abri a gaveta, e tomei um maço de penas que aí havia de reserva.
Mesma coisa: todas elas tinham ouvido, todas se julgavam comprometidas a sustentar a
dignidade de sua classe.
Por fim, perdi a paciência, zanguei-me, e, como já era mais de meio-dia, larguei-me a
toda pressa para a casa, a fim de escrever alguma coisa que pudesse fazer as vezes de um
folhetim.
Mas uma nova decepção me esperava.
A minha pena, de ordinário tão alegre e tão travessa, a minha pena, que é sempre a
primeira a lançar-se ao meu encontro, a sorrir-me a dar-me os bons dias, estava toda
amuada, e quase escondida entre um maço de papéis.
Quanto ao meu tinteiro, o mais pacato e o mais prudente dos tinteiros do mundo, este tinha
um certo ar político, um desplante de chefe de maioria, que me gelou de espanto.
Alguma coisa se tinha passado na minha ausência, algum fato desconhecido que viera
perturbar a harmonia e a feliz inteligência que existia entre amigos de tanto tempo.
Ora, é preciso que saibam que há completa disparidade entre esses dois companheiros
fiéis das minhas vigílias e dos meus trabalhos.
O meu tinteiro é gordo e barrigudo como um capitão-mor de província. A minha pena é
esbelta e delicada como uma mocinha de quinze anos.
Um é sisudo, merencório e tristonho; a outra é descuidosa, alegre, e às vezes tão
travessa que me vejo obrigado a ralhar com ela para fazê-la ter modo.
Entretanto, apesar desta diferença de gênios, combinavam-se e viviam perfeitamente.
Tinha-os unido o ano passado, e a lua de mel ainda durava. Eram o exemplo dos bem casados.
Façam, portanto, idéia do meu desapontamento quando comecei a perceber que havia entre
eles o que quer que fosse.
Era nada menos do que a repetição da primeira cena.
Felizmente não veio acompanhada de discussões parlamentares, mesmo porque na minha mesa
de escrever não admito o sistema constitucional.
É o governo absoluto puro. Algumas vezes concedo o direito de petição; no mais, é
justiça a Salomão, pronta e imediata.
A minha pena, como as penas do meu amigo, como todas as penas de brio e pundonor, tinha
declarado guerra aos tinteiros do mundo.
Não havia, pois, que hesitar.
Lembrei-me que ela me tinha sido confiada há coisa de nove meses pura e cândida, e que
assim a devia restituir. Lembrei-me de muitas outras coisas, e tomei uma resolução
inabalável.
Atirei o meu tinteiro pela janela fora.
A pena saltou, de tão alegre e contentinha que ficou. Fez-me mil carícias, sorriu,
coqueteou, e por fim, fazendo-me um gestozinho de Charton no Barbeiro de Sevilha,
um gestozinho que me mandava esperar, lançou-se sobre o papel e começou a correr.
Escrevia sem tinta.
Quero dizer, desenhava; esgrafiava sobre o papel quadros e cenas que eu me recordava ter
visto há pouco tempo; debuxava flores, céus, estrelas, nuvens, sorrisos de mulheres,
formas de anjos, tudo de envolta e no meio de uma confusão graciosa.
E eu nem me lembrei mais de escrever, e fiquei horas esquecidas a olhar esses quadros, que
decerto não conseguirei pintar-vos.
Recordo-me de um.
Passava-se na segunda-feira, na baía de Botafogo.
A uma hora o tempo fez umas caretas, como para meter susto aos medrosos.
Daí a alguns momentos o sol brilhou, o azul do céu iluminou-se, e uma brisa ligeira
correu com os vapores do temporal que ainda toldavam a atmosfera.
(1855)
José de Alencar nasceu em Mecejana (CE)
em 1829 e faleceu na cidade do Rio de Janeiro
(RJ) em 1877. Advogado, jornalista, político, jurista, orador, professor, romancista e
teatrólogo, é um dos mais importantes nomes da literatura nacional. É autor, entre
muitos outros, de "O Guarani" e "Iracema", livros centrais do
Romantismo brasileiro. Teve breve atuação como cronista nas páginas do Correio
Mercantil, de Joaquim Francisco Alves Branco Muniz Barreto, sogro de Francisco Otaviano,
grande amigo do escritor. Foi nesse jornal que, a partir dos 25 anos, começou a publicar
os folhetins intitulados "Ao Correr da Pena", mais tarde reunidos em livro com o
mesmo nome. Também trabalhou, a partir de 1855, no Diário do Rio de Janeiro, jornal onde
protagonizou célebre polêmica com o poeta Gonçalves de Magalhães. Em 1866, publicou o
fragmento autobiográfico "Porque Sou Romancista", uma resposta à crítica elogiosa a "Iracema" escrita por Machado de Assis. Dois anos mais tarde, no
Correio Mercantil, publicou uma carta, também direcionada a Machado de Assis, em que
apresenta o jovem poeta Castro Alves ao romancista. Alencar ainda seria colaborador de O
Globo, onde assinou o folhetim "Aos Domingos" a partir de 1875, e do semanário
"O Protesto", do qual chegou a editar alguns números no ano de sua morte.
Alencar é o patrono da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras.
Texto extraído do livro "Ao correr da pena", Edições Melhoramentos, sem data,
pág. 227,obtido no site do Instituto Itaú Cultural.